Secretaria Escolar

O papel do secretário de escola confunde-se com o de um administrador, sua influência é vital para o sucesso da experiência escolar. O Secretário é um dos elementos a quem a Diretoria delega poderes. Sua posição é tão importante que um dos requisitos para a autorização de funcionamento de uma escola é a existência de um secretário credenciado.

Nome:
Localização: Acaraú, Ceará, Brazil

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008


A escola é uma organização que, como muitas outras, lida com pessoas. Sua peculiaridade está em ser a primeira instituição que os cidadãos, ainda crianças, conhecem depois da família. Mais ainda, uma instituição que, em complemento às famílias, tem a missão de educar. A experiência na escola pode desenvolver ou não os sentimentos de confiança e satisfação de pertencer à sociedade e de exercer a cidadania.

Como o papel do secretário de escola confunde-se com o de um administrador, sua influência é vital para o sucesso da experiência escolar. Escolas funcionam melhor ou pior, são mais ou menos organizadas e capazes de atender às necessidades de suas comunidades interna e externa, dependendo, em boa medida, de seus secretários(as). Como um administrador, o/a Secretário/a deve estar capacitado para:

* Organizar racionalmente o trabalho;
* Aproveitar os talentos e motivações de sua equipe;
* Simplificar processos e métodos de trabalho;
* Aproximar-se de seus usuários e antecipando as suas necessidades;
* Trabalhar com eficiência, reduzindo os desperdícios;
* Planejar e dirigir, avaliar e controlar as atividades da Secretaria em consonância com a Diretoria da escola.

O Secretário é um dos elementos a quem a Diretoria delega poderes. Sua posição é tão importante que um dos requisitos para a autorização de funcionamento de uma escola é a existência de um secretário credenciado.
Requisitos Legais de um Secretário
O secretário de escola credenciado deve ser portador do registro de secretário, instituído pela Portaria Ministerial nº 1.960, de 20 de novembro de 1954. Já nessa época, foram estabelecidas condições para a obtenção desse registro, entre elas a de preparação em curso específico, supervisionado pela antiga Diretoria do Ensino Secundário.
Atualmente, compete aos Estados, através dos Conselhos Estaduais de Educação, fixar normas específicas a esse respeito, através de Resoluções. Estas, em geral, determinam que a função de Secretário de estabelecimento de ensino fundamental e médio deve ser exercida por pessoa habilitada em curso específico de formação de secretariado e portadora de registro profissional em órgão próprio do MEC.

Prevê-se exceções a essas normas, em locais onde haja carência de pessoal habilitado. Nestes casos, a função de Secretário pode ser exercida por professor primário que preencha as seguintes condições: (1) tenha título de professor expedido por estabelecimento credenciado; (2) tenha curso de treinamento ou aperfeiçoamento de secretário e (3) seja aprovado em exame de suficiência. Preenchidas essas condições, é fornecido ao candidato à função uma autorização a título precário, após prova de conhecimentos específicos.

5 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Gostei muito do trabalho, mas gostaria de saber qual é a Lei que concede 20% de gratificação ao secretário escolar autorizado.
Necessito muito desta informação.
Agradeço desde já.
Denise

23 de maio de 2010 às 13:10  
Blogger ORTHOCURSOS Centro de Estudo Especializado em Odontologia disse...

adorei. e ja utilizei . muito obrigada.
zilma

23 de janeiro de 2012 às 17:26  
Blogger karina disse...

Gostaria de saber eu tenho o curso de Secretaria Escolar feito em 2003, a minha pergunta é qual é a minha numeração do MEC? Se caso eu tenha que fazer um carimbo, como faço? Lembro que na época do curso(eu acho) que teve uma lei não dando mais esse numero de registro. Agora como faço??
Estou no aguardo para essa ajuda.
jes

31 de janeiro de 2013 às 14:13  
Blogger André Malta disse...

Bom dia Amiga Juliana, eu também concordo com você a respeito do Cargo, que é realmente fundamental para uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, devemos mobilizar TODOS Os SECRETÁRIOS ESCOLARES Do estado para que possamos reivindicar nossos direitos, e se possível CRIAR UM SINDICATO ESPECÍFICO PARA NOSSA ÁREA, entre em contato comigo, meu email é dremalta@hotmail.com

7 de junho de 2013 às 05:16  
Blogger André Malta disse...

Bom dia Amiga Juliana, eu também concordo com você a respeito do Cargo, que é realmente fundamental para uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, devemos mobilizar TODOS Os SECRETÁRIOS ESCOLARES Do estado para que possamos reivindicar nossos direitos, e se possível CRIAR UM SINDICATO ESPECÍFICO PARA NOSSA ÁREA, entre em contato comigo.

7 de junho de 2013 às 05:17  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial